quarta-feira, 30 de março de 2011

Caracterísicas do Labrador Retriever




Características Físicas

Labradores são cães de médio para grande porte.
Pelo padrão, as fêmeas devem medir entre 54 e 56 cm na cernelha e os machos entre 56 e 57.
*A cernelha é o ponto mais alto do ombro, antes do pescoço. O tamanho é medido desse ponto até o chão.* 
O labrador é um cão cujo peso varia  entre 37 e 42 quilos, dependendo do sexo e genética.
A pelagem é dupla: tem pelo (mais duro e comprido) e 
subpelo que você vê abrindo a pelagem.
Parece uma lãzinha curta, macia e de cor mais opaca.
São encontrados em três cores:
amarelos (variando do creme claro ao avermelhado da raposa), chocolates ou pretos.
A cor tem que ser homogénea, e uma pequena mancha branca é aceita somente no peito, preferindo-se os inteiros de uma cor.
O nariz, contorno dos olhos e lábios dos chocolates são marrons. Nos amarelos e pretos são pretos.
Um nariz um pouco mais claro (não rosa, nem marrom… um preto desbotado) é aceito nos amarelos mais velhos ou durante frio intenso (nariz de inverno).
Os olhos nas três cores devem ser castanhos, podendo ser um pouco mais claros (mas ainda castanhos) nos exemplares chocolates
O focinho deve ser médio e forte (largo). 
Os dentes se fecham em tesoura (visto de frente, os dentes de cima ficam logo à frente dos debaixo, sem espaços).
As costelas e o rabo são bem característicos. As costelas são bem largas e arredondadas. Como é um cão que foi feito para caçar em águas geladas, precisa de um bom pulmão. Por isso as costelas tem esse formato, que lembra o de um barril. Às vezes isso dá a impressão de se tratar de um cão gordo. Se você colocar a mão sobre as costelas e conseguir senti-las com certa facilidade, verá que o exemplar não está fora do peso e sim que tem as costelas corretamente arqueadas.
O rabo é um outro ponto importantíssimo. Ele serve de leme nas mudanças de direção enquanto está nadando. O rabo deve ser largo, relativamente curto (se puxado para baixo deve atingir, no máximo, o jarrete ("calcanhar") e reto. Rabos finos e curvados para cima não serviriam para a atividade original, e por isso, são penalizados nas pistas de exposição.



 Comportamento e Temperamento

O comportamento tem base na genética e a educação do cão.
Os Labradores são cães com bastante energia enquanto filhotes. Isso significa que eles são como crianças, e se deixados sozinhos com objetos perigosos por perto, irão fazer a sua "arte". Quando adultos, diminuem a actividade física espontânea, mas não perdem o espírito brincalhão e amigo, estando sempre dispostos a mais um passeio com o dono ou mais uma corrida com as crianças.
Como estão sempre dispostos a agradar o dono, aprendem facilmente a cumprir as mais diversificadas ordens ou realizar as mais diferentes actividades.
Adoram brincar e gostam muito de água, as crianças são a sua paixão protegendo-as lealmente até ao fim.
Um Labrador solitário não se desenvolve de forma saudável, os labradores da actualidade foram tornados cães de família, habituados a viver rodeados de gente à sua volta e a receber mil e um mimos diários.


Labrador: um cão com mil ofícios

À primeira vista o Labrador parece insignificante, mas tornou-se mundialmente popular com as suas características únicas. Consegue manter a sua serenidade mesmo no maior dos caos, tem uma capacidade de adaptação única e é muito dedicado à família.
Desde do princípio do século XX que os europeus reconhecem as qualidades deste cão allround! Recrutou na Primeira Guerra Mundial junto da aristocracia e dos caçadores, entregavam informações, transportavam medicamentos e procuravam subterrados.
Devido ao seu temperamento equilibrado e a sua resistência começaram a ser usados como cães guia para cegos. Mas, sempre disposto a aprender revelou-se também, para descobrir os afogados debaixo de água e arrasta para terra as pessoas em perigo de naufrágio que entram em pânico, após avalanches, terremotos ou outras catástrofes naturais, procuram os soterrados.
Persistente e companheiro é preferido na polícia e nos serviços de alfândega. Para além de tudo isto continua a efectuar a sua tarefa de ajudante de caça, na procura de aves aquáticas.
A única coisa para a qual não é adequado é para cão de guarda, apesar de vigiar com grande atenção, dificilmente pode vir a ser um cão «mordedor», devido ao seu alto limiare de excitação e à sua falta de agressividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário